Vereadora Júlia Arruda declara aberta a Campanha Setembro Dourado
Na manhã de hoje, a Frente Parlamentar da Câmara Municipal declarou aberta a Campanha Setembro Dourado, celebrada anualmente com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e cobrar do Poder Público políticas voltadas a diagnóstico e tratamento do câncer infanto-juvenil.
Quem presidiu a mesa foi a vereadora Júlia Arruda, autora do Projeto de Lei que instaurou o evento no calendário oficial de eventos do Município do Natal. Ela iniciou as apresentações convidando o coral da Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte – HATMO-RN para uma pequena apresentação. Eles que encantaram a todos com canções que falavam de amor.
Depois da apresentação, a vereadora falou da audiência deste mês que fala do Setembro Dourado. “Ficará a cargo do poder executivo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social, a divulgação e conscientização da população sobre os sintomas para o diagnostico precoce do câncer, que por sua vez, elevará as chances de cura”, declarou. Ela disse, ainda, que a divulgação será feita, mediante folders explicativos, palestras nas unidades educacionais e de saúde pertencentes ao município de Natal, entre outros.
Quem também falou para o público foi o gerente administrativo e financeiro do Varela Santiago, Francisco Régis. “É com satisfação que estamos unidos para esta causa tão justa. Só tenho, em nome do Varela Santiago, a agradecer por essa união de esforços. Espero que mais gente possa se unir em prol dessa causa. Somos pioneiros no tratamento desta doença e temos atualmente 98 anos de existência”, disse. Ele surpreendeu a todos com uma excelente notícia: “Ano passado angariamos recursos com a venda das camisas da Copa e logo em breve estaremos disponibilizando para população um equipamento de tomografia, adquirido graças à união de esforços de toda população potiguar. Conseguimos comercializar 52 mil camisas, um investimento de cerca de 1,5 milhões de Reais”.
Participaram também da mesa, representantes da Prefeitura, da Casa Durval Paiva, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer e da Liga Norte-Riograndense. O vereador Hugo Manso também participou do evento.
Aline Barbosa, da Casa Durval Paiva, juntamente com seu professor de música, Valdir Júnior, emocionou a todos com sua apresentação. Ela tocou músicas de renome nacional e internacional no piano e mostrou que suas limitações não a impedem de seguir sua vida e realizar seus sonhos. Ela foi aplaudida de pé por todos os presentes. Confira as fotos do evento.