espanhol ingles ingles
Notícias
22 de setembro de 2020

Setembro Dourado: Live do Varela Santiago explicará como funciona a regulação e o fluxo de entrada do paciente no hospital

Ulysses Freire – Assessor de Imprensa

O câncer infanto-juvenil possui características próprias e bem diferentes em relação ao câncer em adultos. A proliferação do tumor é mais rápida em crianças e elas respondem melhor a quimioterapia. Por isso, o diagnóstico precoce faz toda a diferença.

Diante dessa importância do diagnóstico precoce, visto que, os sinais e sintomas muitas vezes, podem ser confundidos com os de outras doenças comuns na infância, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC promove neste ano a sétima edição da Campanha Setembro Dourado que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a doença, principalmente para que pais, responsáveis e profissionais de saúde, consigam identificar os sinais e sintomas, ressaltando a relevância do tratamento prévio como fator essencial para a cura.

Mas o que fazer após encontrar um sintoma suspeito? Como os pais e/ou responsáveis devem proceder para obter o diagnóstico? Para esclarecer essas e outras questões, o Hospital Infantil Varela Santiago realiza nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, às 11h, uma Live em seu instagram @hospitalvarelasantiago. O tema será Regulação e Fluxo de Atendimento e contará com a participação de Dr. Wilson Cleto, coordenador do serviço de onco-hematologia do HIVS, e Albânia Silva, coordenadora da regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com dr. Wilson, o paciente é encaminhado com quadro suspeito para o Varela e no hospital é diagnosticado. “A gente faz a investigação e a confirmação do caso. Queremos agilizar o processo de diagnóstico para que o paciente possa iniciar o tratamento o quanto antes. Caso confirmado, o paciente inicia o tratamento com todo o suporte do hospital”.

Os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil são: dores ou aumento na barriga; palidez repentina; manchas roxas pelo corpo; dores nos ossos; ínguas ou nódulos, principalmente nas axilas, pescoço e virilha; perda de peso; mancha branca na pupila (reflexo de olho de gato); dores de cabeça; náuseas e vômitos, acompanhados de dores de cabeça; convulsões; alteração na fala e no andar; dores nos ossos não relacionadas a fraturas, quedas e traumas; nódulos na cabeça, pescoço, braços e pernas; sangramentos em geral e fraqueza.