espanhol ingles ingles
Notícias
5 de agosto de 2016

Mais uma conquista do Varela Santiago

O Hospital Infantil Varela Santiago realizou mais uma cirurgia de grande porte. O beneficiado com o procedimento foi o menino de apenas 6 anos, David Lucas Albino de Oliveira, que quando chegou ao Varela Santiago, estava com um lado do seu corpo paralisado,  e sem forma, com uma síndrome deficitária.

Antes do procedimento cirúrgico, David Lucas possuía uma lesão chamada de angioma cavernoso ou cavernomo. Um problema raro e que acomete menos de 1% da população adulta, o que significa que, em crianças, é mais difícil ainda de acontecer.

Acredita-se que na maioria das vezes, estas lesões sejam congênitas, no entanto, sabe-se  que podem aparecer depois do nascimento. Os angiomas cavernosos, segundo comprovações médicas, em 16 a 33% dos casos apresentam-se múltiplos e nestes há uma grande associação com a herança familiar.

Os responsáveis pela cirurgia foram os médicos neurocirurgiões Flávio Mazzucatto e Mário Morais, juntamente com toda a equipe de anestesia, centro cirúrgico, UTI, enfermagem e demais envolvidos.

A cirurgia foi inédita no Estado, por ter sido feita em uma criança, como explica, o médico Flávio Mazzucatto. “A técnica de neuronavegação com GPS já existe a algum tempo, mas no Estado foi a primeira vez realizada em criança. O sistema já existe em grandes centros de saúde do Brasil e, até mesmo, do mundo”, disse e ressaltou que o aparelho de neuronavegação faz com que toda a equipe médica visualize a cabeça da criança e os locais que são possíveis atuar, o que minimiza o risco de complicações durante a cirurgia e de futuras sequelas.

O neuronavegador funciona como um sistema de GPS, no qual qualquer instrumento cirúrgico pode ser anexado a uma antena e calibrado para informar ao neurocirurgião qual a posição do instrumento em relação as imagens de ressonância magnética e tomografia.

Para o médico Mário Morais a cirurgia foi um sucesso. “É muito gratificante saber que um hospital mantido pelo SUS dispõe de todo aparato cirúrgico e equipamentos de ponta para a realização de procedimentos deste tipo. Ficamos muito felizes com o resultado da cirurgia do David Lucas. Foi uma cirurgia demorada de cerca de 6 horas, entre o preparo, posicionamento, colocação das agulhas e a cirurgia em si”, disse e destacou que outra novidade é que a criança fica sentada o tempo todo sob anestesia, posição que muitos médicos não gostam de operar, pois pode causar sérias complicações.

O superintendente do Varela Santiago e médico Paulo Xavier disse que é mais uma conquista do hospital. “Estamos muito satisfeitos e felizes com o resultado de David Lucas. O Varela Santiago não deixa nada a desejar com relação aos grandes hospitais que existem por aí afora. Temos profissionais qualificados e equipamentos de ponta”, enfatizou.

O quadro de David Lucas é estável, mas a criança ainda está sob cuidados médicos na UTI do Varela Santiago. Quando a criança sair da UTI, os procedimentos de reabilitação serão feitos: com fisioterapia, fonoaudiologia e os cuidados pós-operatórios necessários.